Renato Gagliardi - Suíte Cabocla - Projeto de Música Instrumental brasileira Para Viola Caipira, Quarteto de Cordas Clássico, Contrabaixo e Percussão


Renato Gagliardi é músico graduado pela Universidade Federal de Goiás (1992) e dedica boa parte de sua trajetória artística à pesquisa sobre a viola caipira. O resultado dessa pesquisa dá vida ao projeto “Suíte Cabocla”, do qual é idealizador e diretor musical.

Na juventude, estudou contrabaixo acústico no Conservatório de Tatuí, onde participou por três anos como instrumentista da Orquestra Jovem.

Começou a vida profissional como contrabaixista na Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás, por meio de concurso público, atuando entre os anos de 1988 e 1994. Foi exatamente neste período que iniciou os seus estudos sobre o universo musical da viola caipira.

Como violeiro, idealizou o projeto “Madeira e Vento”, sua primeira iniciativa para a união da viola caipira aos instrumentos sinfônicos. Em 1997 e 1998, numa turnê pela Itália e Suíça, trabalhou na divulgação de sua pesquisa.

De volta ao Brasil, fixou-se em São José do Rio Preto para montar uma orquestra de viola caipira. Atualmente, Renato Gagliardi também atua como contrabaixista na Orquestra Sinfônica de Barretos.

Um de seus grandes trabalhos foi na abertura do rodeio internacional de Barretos, no ano de 2006, tocando o Hino Nacional com viola caipira e acompanhado da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos.